sexta-feira, 8 de março de 2019

Ciclo de leitura


Os pais dos alunos do 2.º ano deram continuidade ao ciclo de leituras, apresentando-nos mais uma história. Desta vez, " Um amigo de gelo" foi o livro escolhido pela Francisca e a sua mãe. Desta forma, a turma ficou a conhecer mais uma história, enriquecendo o seu vocabulário, conhecimento da língua e imaginação, bem como aprofundar laços de amizade através da leitura.
No final, fizeram um bonito trabalho coletivo, com o reconto do conto apresentado.
Obrigada pela partilha.


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Pinturas a guache



































Ciclo de Leitura



O hábito da leitura é deveras importante para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. É a maneira mais antiga – e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento.
A leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, mantendo o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas.
É preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono.
Com o objetivo de incentivar os alunos à leitura, a professora Sílvia Martins está a desenvolver um ciclo de leituras com Encarregados de Educação, convidando-os a partilharem um livro dos seus educandos com os seus companheiros de turma. A atividade teve início no dia 28 de fevereiro e terá continuidade semanalmente.
Os alunos aderiram com agrado à atividade, desenvolvendo de seguida um conjunto de atividades de forma consolidar a compreensão do conto apresentado.
Desta vez, a Patrícia ofereceu-nos uma versão de “Pedro e o lobo”.
Agradecemos a sua participação e ficamos à espera da próxima surpresa, neste ciclo de leituras.




domingo, 10 de fevereiro de 2019

Eu perdi o Dó da minha viola









Os alunos do 2.º ano, em colaboração com a professora de expressões artísticas (AEC) trabalharam a música "Eu perdi o Dó da minha viola" . Depois de cantarolarem a música, os alunos foram desafiados a construírem uma viola, utilizando materiais reciclados. Dando asas à sua imaginação, estas foram as suas criações. 

domingo, 3 de fevereiro de 2019

A escola de Cabanelas aos olhos dos alunos do 2.º ano


Num trabalho de escrita criativa, os alunos do 2.º ano foram incentivados a escreverem um pequeno texto sobre a escola.  Os resultados foram surpreendentes, com os alunos a transportarem para o papel os seus sentimentos relativamente à escola e às dinâmicas educativas estabelecidas. Um incentivo para darmos continuidade a atividades que acreditamos serem enriquecedoras para o desenvolvimento pessoal, social e científico dos nossos alunos.
Crianças felizes aprendem melhor!















Picasso!





Esta semana os alunos de 2.º ano da escola de Cabanelas tiveram um pequeno contacto com obras do célebre artista Pablo Ruiz Picasso, fundador do Cubismo.
Partindo das obras apresentadas e da exploração de algumas das características do pintor espanhol, os alunos fizeram as suas criações, tentando impingir-lhes um traço “Picasso”, através da das cores e linhas. Aqui ficam alguns exemplos dos nossos pequenos artistas.



domingo, 27 de janeiro de 2019

Inverno




O Inverno é uma estação do ano, caracterizada pelo frio e pela neve. Os alunos do 2.º ano da escola de Cabanelas, representaram as caraterísticas do inverno através de trabalhos de expressão plástica. Trabalhando técnicas de dobragem, recorte, colagem, organização espacial e pintura com vários materiais, enfeitaram os painéis da escola, com lindos trabalhos.






quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Hypatiamat na Escola


        O desempenho escolar na disciplina de Matemática é uma preocupação crescente junto da comunidade educativa. Os professores da Escola Básica de Cabanelas estão cientes das dificuldades e da necessidade de envolver e estimular os alunos para as aprendizagens, de forma dinâmica, voltados para os desafios tecnológicos a atualidade. Assim, a turma do 2.º ano, aliou-se ao projeto Hypatiamat, explorando as diferentes ferramentas que esta plataforma oferece.

        A possibilidade de explorar de forma individual estas ferramentas, através do uso de tablets, veio enriquecer e trazer dinamismo à sala de aula, promovendo a aquisição dos vários conteúdos lecionados, bem como o estímulo da autonomia pessoal.
    Os alunos mostraram agrado com a iniciativa, revelando empenho, dedicação e responsabilidade na utilização da tecnologia e aquisição de conhecimentos matemáticos.













Obrigada Hypatiamat!


Obrigada Agrupamento de Escolas do Prado!

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Primeiro contacto com os Tablets com a plataforma Hypatiamat

No dia 15 de janeiro os alunos do primeiro ano foram presenteados com os tablets do agrupamento no qual tiveram acesso na plataforma Hipatiamat. Foi muito divertido!!!!

A plataforma Hypatiamat está a ser organizada de modo a cobrir os conteúdos matemáticos relativos ao primeiro ciclo de escolaridade. É orientada de forma direta para os alunos, promovendo o prazer de fazer matemática e a utilizar as TIC na sala de aula como dois grandes desafios que a educação enfrenta na atualidade. Apela também ao envolvimento de professores e encarregados de educação num mesmo propósito de melhorar a aprendizagem e o rendimento escolar neste domínio. 


Nesta primeira abordagem os alunos estiveram a explorar atividade "À volta dos números até 20" cujos os objetivos primordiais são: contar, identificar, decompor, adicionar e subtrair os números até 20 de uma forma lúdica, eficaz e assertiva.